Essa semana, durante cinco dias, estarei postando um assunto que diz a respeito a todos nós. De leste a oste do universo a questão do Efeito Estufa é assustadora. Antes de tudo vamos entender o que isso.
O principal motivo que degrada nossa camada de ozônio é a poluição atmosférica, que facilita a entrada dos raios ultravioletas que por sua vez é altamente prejudicial a nós, que leva também ao descongelamento das calotas polares, aumentando a área de contato da água com o sol. A água absorve calor e assim mais gelo é derretido.
Essa poluição atmosférica dá-se pela queima de combustíveis fósseis(gasolina, diesel). Estes gases ( gás carbônico e monóxido de carbono, principalmente) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa.
Dez coisas simples para ajudar a diminuir o efeito estufa:
O principal motivo que degrada nossa camada de ozônio é a poluição atmosférica, que facilita a entrada dos raios ultravioletas que por sua vez é altamente prejudicial a nós, que leva também ao descongelamento das calotas polares, aumentando a área de contato da água com o sol. A água absorve calor e assim mais gelo é derretido.
Essa poluição atmosférica dá-se pela queima de combustíveis fósseis(gasolina, diesel). Estes gases ( gás carbônico e monóxido de carbono, principalmente) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa.
Dez coisas simples para ajudar a diminuir o efeito estufa:
- Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes
Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente. - Limpe ou troque os filtros o seu ar condicionado
Um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano. - Escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético
Procure por aparelhos com o selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energy Star (no caso de importados). - Não deixe seus aparelhos em standby
Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de standby de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso. - Mude sua geladeira ou freezer de lugarAo colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Colocar roupas e tênis para secar atrás deles então, nem pensar! Mas isso ninguém mais faz hoje em dia… faz?
- Descongele geladeiras e freezers antigos… se é que você ainda tem um!Se for o caso, considere trocar de aparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos, o que subsidia o valor do eletrodoméstico a médio/longo prazo.
- Feche suas panelas enquanto cozinha
Simples, não? Ao fazer isso você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar. Já as panelas de pressão economizam cerca de 70% do gás utilizado! - Use a máquina de lavar roupas/louça só quando estiverem cheias
Caso você realmente precise usá-las com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água. Se você usa lava-louças, não é necessário usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Só o detergente já resolve. - Tome banho de chuveiro
E de preferência, rápido. Um banho de banheira consome até quatro vezes mais energia e água que um chuveiro. - Use menos água quenteAquecer água consome muita energia. Para lavar a louça ou as roupas, prefira usar água morna ou fria.
Até amanhã com mais dez dicas =]
parabens pela iniciativa!!
ResponderExcluirObrigada =]
ResponderExcluirSe puder repasse aos seus amigos.